fbpx

Muitas pessoas quando estão com algumas contas em atraso e sonham em ter uma vida financeira mais equilibrada, acabam buscando por alternativas que ajudam na quitação dessas dívidas. Uma das grandes apostas para a resolução dessa situação é a contratação do empréstimo consignado. Mas afinal, será que esta opção vale a pena mesmo?

Se você está pretendendo fazer ou mesmo se já contratou um empréstimo consignado, continue lendo nosso artigo para entender exatamente em que situação pode valer a pena recorrer a esse “S.O.S” para quitar as dívidas.

O que é empréstimo consignado?

Antes de entender se vale a pena utilizar o empréstimo consignado, é importante conhecer o significado desse serviço financeiro.

O consignado é um tipo de empréstimo pessoal muito utilizado por pessoas aposentadas ou que trabalham em regime CLT, pois as suas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou então do próprio extrato da aposentadoria.

Essa prática é bastante interessante, pois reduz o risco de inadimplência. Além disso, essa situação contribui também para as taxas de juros ficarem ainda mais baixas do que as oferecidas no mercado brasileiro.

Vantagens do Empréstimo Consignado

  • Taxas de juros inferiores às demais linhas de crédito ofertadas no mercado;
  • Facilidade na contratação, visto que há pouca burocracia e a liberação do dinheiro é rápida;
  • São oferecidos prazos maiores para a quitação deste empréstimo.

Desvantagens do Empréstimo Consignado

  • Caso você perca os prazos de pagamento, é possível que a prestadora financeira peça a quitação do empréstimo de uma vez só;
  • Como imprevistos podem acontecer a qualquer momento, a quitação desse serviço a longo prazo pode ser algo a se repensar;
  • Não é possível fazer um acordo para a quitação do pagamento de um determinado mês. A quitação é realizada automaticamente no pagamento.

Vale a pena fazer um empréstimo consignado?

Atualmente no Brasil, tem aumentando a cada dia o número de pessoas inadimplentes, que precisam de artifícios para sanar esta situação devedora. Na maioria das ocasiões, essas pessoas não possuem uma fonte de renda suficiente para liquidar esta dívida, o que faz com que muitas delas acabem optando por empréstimos.

A pessoa endividada costuma adquirir o empréstimo consignado com a intenção de refinanciamento de dívida. Isto é, o endividado troca a sua dívida original — que em geral possui taxa de juros excessivos — por um refinanciamento, ou seja, passa a contar com o capital financeiro recebido do empréstimo consignado, onde as tributações são bem abaixo do mercado, o que facilita bastante a situação deste devedor.

No entanto, é muito importante que seja feita uma avaliação do empréstimo antes da sua contratação. Como as parcelas do consignado são descontadas automaticamente da conta do contratante, é preciso que você se planeje adequadamente, de maneira que possa no período fixado de pagamento, arcar com o “peso” desse serviço.

Por isso, é essencial ficar atento a esse detalhe, buscando organizar um bom planejamento financeiro, para evitar “trocar seis por meia dúzia” ou pior, para que você não gaste mais do que irá receber.

Um ponto interessante para esta situação é realizar uma simulação do crédito que a instituição financeira pode te oferecer. Assim, você tem o conhecimento sobre o capital que você precisa, além do prazo de pagamento e qual seria a dívida no final.

E por fim, não deixe de solicitar o Custo Efetivo Total (CET), que apresenta todos os custos envolvidos na operação.

Com todos esses dados em mãos, fica muito mais fácil solicitar o empréstimo consignado. Além de entender sobre todas as taxas e regras envolvendo o consignado, o conhecimento da sua situação financeira também contribuirá com a negociação deste serviço. Afinal, o empréstimo precisa ser um meio facilitador e não um intensificador de dívidas.

E então, para você o Empréstimo Consignado facilita? No Ponto Banese Banese você pode realizar a simulação do seu empréstimo consignado para servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS ou preencher sua simulação online clicando aqui.

E ainda tem mais: Fechando qualquer negócio no Ponto Banese você concorre mensalmente a diversos prêmios no SE Fideliza, o programa de fidelidade digital da SE Promotora. É só baixar o app e cadastrar o bilhete e pronto, já está concorrendo!

O SE Fideliza está disponível para Android e também para IOS.

BAIXAR APLICATIVO PLAY STORE

BAIXAR APLICATIVO APP STORE