fbpx

Com as várias transformações que vêm surgindo rapidamente, notamos que as invenções mudaram consideravelmente o estilo de vida de muitas pessoas. A ousadia em inovar a maneira de utilizar coisas já existentes ou criar algo inédito surge através dos novos olhares de pessoas ou equipes criativas. Pessoas que arriscam, questionam, não desistem e empreendem. O empreendedor é um agente de mudanças.

Um bom profissional tem como objetivo atingir metas dentro dos prazos estabelecidos, desenvolver atividades com eficiência e eficácia e, com isso, contribuir com o crescimento da organização onde está inserido.

Algumas empresas vão além e permitem que os seus colaboradores usem a criatividade para gerar oportunidades e negócios. Essa habilidade de empreender dentro das corporações é chamada de intraempreendedorismo. Intraempreender significa enxergar oportunidades, pensar de forma criativa, criar e colocar soluções em prática, dentro de uma estrutura organizacional já existente. Para que uma empresa aposte em novos caminhos e não desperdice boas ideias propostas, é importante que a inovação faça parte da sua cultura organizacional.

A mudança deve agregar valor, transformando novas ideias em projetos produtivos, garantindo destaque no mercado competitivo. Para isso, a empresa precisa garantir condições apropriadas, criando um ambiente que traduza a missão e os objetivos corporativos, proporcionando um aprendizado contínuo a seus colaboradores, priorizando a criatividade.

Dessa forma, irá estimular a criação e a formulação de atitudes empreendedoras na organização. Para avaliar as competências de forma mais precisa, as organizações têm investido cada vez mais na técnica conhecida como CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Um exemplo simples e ilustrativo é o da proatividade. Ao se deparar com um imprevisto dentro da organização, haverá profissionais que irão tomar a iniciativa em busca da solução do problema, enquanto outros irão aguardar uma ordem. Pensar em suas atitudes nos dias atuais será determinante para o futuro da sua carreira. Para mudar ideias, é necessário muito esforço, força de vontade e compreensão. Mas no final, vale a pena, pois a inovação agrega valor.

 

Atuação diferenciada + Empreendedorismo = Inovação

 

Texto de Sarah Freire, Assistente de Cadastro na SE Promotora!

 

Leia mais textos como esse em nosso blog: Clique Aqui!