fbpx

A crise está aí e não temos muitas escolhas no momento, não é mesmo?

Mas com certeza uma podemos ter, ser eficiente e eficaz nas nossas ações, nos objetivos e metas propostas. Devemos buscar formas de nos adaptar em meio à turbulência, de sair melhores em comparação a quando entramos.

Você sabe a diferença de eficiência e eficácia? Vamos entender melhor o significado.

Eficiência:

  1. Particularidade demonstrada por pessoas que conseguem produzir um ótimo rendimento, quando realizam alguma coisa;
  2. Virtude de ser competente, produtivo, com menos gastos, conseguindo melhor rendimento.
  3. Refere-se ao desenvolvimento das ações, através dos métodos, regras, processos, afim de que os recursos sejam adequadamente utilizados

Eficácia:

  1. Qualidade daquilo que alcança os resultados planejados; característica do que produz os efeitos esperados, do que é eficaz.
  2. Significa a realização dos objetivos finais da organização.
  3. Refere-se ao final do percurso, analisando se os objetivos e os resultados foram alcançados.

 

Ser eficiente com eficácia é entregar resultados sempre melhores, nas vendas por exemplo, podemos dizer que ambas precisam andar juntas pelo bem do negócio e da empresa.

Ser eficiente, mas não eficaz implicará negativamente nos ganhos da empresa, já que as atividades estão sendo desenvolvidas corretamente, porém ainda assim não serão suficientes para o atingimento do objetivo final.

Ao mesmo tempo, ser eficaz, mas não eficiente poderá causar paralisação e, em alguns casos, perda de dinheiro também, gastando mais e não necessariamente tendo o retorno disso. Já que a eficiência é o ponto chave para ser mais produtivo gastando menos.

 

Texto de Mirelly Piedade, Assistente de Qualidade na SE Promotora!